"Punkt und Linie zu Fläche" - Wassily Kandinsky
O excerto abaixo da apresentação por Philippe Sers descreve bem a proposta de Kandisnky:
“O estudo, para Kandinsky, deve começar pelos elementos mais simples que são também os elementos necessários sem os quais nenhuma pintura é possível. [...] Ponto-Linha-Plano é dedicado à análise de dois elementos fundamentais da forma: o ponto, elemento a partir do qual decorrem todas as outras formas, e a linha. O método aqui proposto consiste no estudo desses dois elementos primeiro em abstrato, sem suporte material, depois em relação com uma superfície material, ou seja, com o plano.”
Desenho ou arte vetorial é o uso destes elementos geométricos mais simples como ponto, linhas, curvas e formas ou polígonos, sobre um plano de trabalho (canvas) - traduzidos em expressões matemáticas - para representar imagens em computação gráfica.
Os desenhos vetoriais são baseados em vetores (também chamados de caminhos), que ligam os pontos de controle ou nós. Cada um desses pontos possui uma posição definida nos eixos “x” e “y” do plano de trabalho e determinam a direção do caminho. Além disso, a cada caminho pode ser atribuído uma cor de traço, forma, espessura e preenchimento. Estas propriedades não aumentam o tamanho dos arquivos de desenho vetorial de maneira substancial, uma vez que todas as informações residem na estrutura do documento, que apenas descreve como o vetor deve ser desenhado. |
Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos paramétricos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.
As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita em um desenho vetorial tem nós e cada nó possui alças para manipular o segmento de reta ligado a ele.
Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adéquam-se facilmente à escala, o que não ocorre com bitmaps, gráficos raster que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.
Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos os tipos: o cálculo matemático (escalável por natureza) e imagem raster: as imagens fractais.
As imagens geradas podem ser impressas em diversos substratos como tela, madeira, EVA, etc. ou sublimadas em tecidos sintéticos. |